ANO 2010
E.E. “LAURO BARREIRA”
SÉRIE: 3º COLEGIAL B
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
Nº AULAS SEMANAIS: 04
PROFESSORA :
VIVIANE
“Por tanto amor, por tanta emoção
A vida me fez assim...”
OBJETIVOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
O aprendizado matemático é parte essencial na formação de cidadãos em sentido universal e não apenas no sentido profissionalizante. É um aprendizado útil à vida e ao trabalho. Dentro dessa linha de pensamento, o atual planejamento apresenta uma série de situações em que os conceitos matemáticos se transformam em instrumentos de compreensão, intervenção, mudança e previsão da realidade.
“Doce ou atroz, manso ou feroz
Eu, caçador de mim”
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
1º BIMESTRE
Geometria analítica
• Pontos: distância, ponto
médio e alinhamento de
três pontos.
•Reta: equação e estudo
dos coeficientes;
problemas lineares.
•Ponto e reta: distância.
•Circunferência: equação.
•Reta e circunferência:
posições relativas.
•Cônicas: noções
e aplicações.
2º BIMESTRE
Equações algébricas
e números complexos
•Equações polinomiais.
•Números complexos:
operações e
representação geométrica.
•Propriedades das raízes de
uma equação polinomial.
• Relações de Girard
3º BIMESTRE
Estudo das funções
• Qualidades das funções.
•Gráficos: funções trigonométricas,
exponencial, logarítmica e polinomiais.
•Gráficos: analise de sinal,crescimento e taxa de
variação.
•Composição: translações
e reflexões.
4º BIMESTRE
Estatística
• Gráficos estatísticos:
cálculo e interpretação
de índices estatísticos.
•Medidas de tendência
central: média, mediana
e moda.
•Medidas de dispersão:
desvio médio e desvio
padrão.
•Elementos de
Amostragem
“Nada a temer, senão o correr da luta
Nada a fazer, senão esquecer o medo”
“ Longe se vai, sonhando demais
mas onde se chega assim?”
ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS DE ENSINO
A exploração inicial de cada conceito é feita por exemplos e questionamentos feitos pelo professor, seguindo com a
formalização necessária e a realização de exercícios pertinentes.
Paralelo ao uso da Apostila (Caderno do Aluno) o livro didático será utilizado tanto para a complementação de conceitos trabalhados em aula, como para agilizar a realização de
exercícios necessários ao desenvolvimento da disciplina.
Os alunos realizarão, em cada aula, uma atividade referente aos tópicos trabalhados anteriormente.
Em todas as aulas, faz-se correção dos trabalhos realizados na aula anterior, oportunidade na qual observa-se as dificuldades dos alunos e retoma-se os conceitos necessários.
A observação contínua dos alunos por parte do professor é realizada com vistas a verificar atitudes e procedimentos adotados
durante o desenvolvimento do componente curricular e fornecem subsídios à avaliação dos objetivos atitudinais.
RECURSOS
Resolução de exercícios, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, livro didático).
“Vou descobrir, o que me faz sentir
Eu caçador de mim.”
(Milton Nascimento)
AVALIAÇÃO
Critérios:
O aluno será avaliado no domínio do conhecimento, raciocínio lógico-matemático, realização das atividades propostas,
ordenação do pensamento e sua compreensão. Também pela assiduidade, comprometimento com as tarefas, pontualidade,
participação efetiva durante as aulas e clareza no desenvolvimento das questões.
Instrumentos:
-Pequenos trabalhos realizados em duplas envolvendo os conteúdos trabalhados na data ou em aulas anteriores,
- Trabalho extraclasse de pesquisa relacionada a um tópico específico do programa da disciplina.
- Duas provas individuais.
Obs: Este plano de ensino está sujeito a modificações, de acordo com o desempenho da classe(ritmo de desenvolvimento das atividades) e número de aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar!
Volte sempre!