domingo, 28 de fevereiro de 2010

PLANEJAMENTO ANUAL-DAC-MATEMÁTICA 3º COLEGIAL

PLANEJAMENTO ANUAL
ANO 2010
E.E. “LAURO BARREIRA”
SÉRIES: 3º COLEGIAIS A, B, C, D e EJA
DISCIPLINA: DAC-MATEMÁTICA
Nº AULAS SEMANAIS: 02
PROFESSORA :
VIVIANE
“Eu quero apenas olhar os campos,
Eu quero apenas cantar meu canto,
Eu só não quero cantar sozinho,”


OBJETIVOS DA DISCIPLINA DE DAC-MATEMÁTICA

Secretaria de Estado da Educação, objetivando melhorar a formação dos alunos, elaborou o Programa Apoio à Continuidade de Estudos para ser implementado nas Disciplinas de Apoio Curricular da 3ª série do Ensino Médio e 3º termo de EJA. A proposta é aumentar as chances dos jovens, que concluem o Ensino Médio em escolas públicas, a continuar seus estudos em nível superior.

A matriz curricular dessas séries conta com seis horas/aula por semana, divididas entre as áreas de Códigos e Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática. O programa tem como propósito subsidiar os alunos com material didático- pedagógico visando ao desenvolvimento dos alunos nas habilidades e competências cognitivas mais complexas.

Durante as aulas de Dac-Matemática, os alunos estarão interpretando informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação e interpretação.

Utilizarão informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências;
Resolução de problemas com dados apresentados em tabelas ou gráficos;
Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

“Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar”
“Eu quero apenas um vento forte,
Levar meu barco no rumo norte”

CONTEÚDOS CONCEITUAIS

• Construção de tabelas

•Os gráficos e o nosso dia-a-dia;

•Gráficos de Linha;

•Gráfico de Colunas;

•Gráfico de Barras;

•Gráfico de Setor

ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS DE ENSINO

A exploração inicial de cada conceito é feita por exemplos e questionamentos feitos pelo professor, seguindo com a formalização necessária e a realização de exercícios pertinentes.
Paralelo ao uso da revista “Guia do Estudante e Atualidades” será utilizado vídeos, DVDs para a complementação de conceitos trabalhados em aula.
Os alunos realizarão, em cada aula, uma atividade referente aos tópicos trabalhados anteriormente.
Em todas as aulas, faz-se correção dos trabalhos realizados na aula anterior, oportunidade na qual observa-se as dificuldades dos alunos e retoma-se os conceitos necessários.
A observação contínua dos alunos por parte do professor é realizada com vistas a verificar atitudes e procedimentos adotados durante o desenvolvimento do componente curricular e fornecem subsídios à avaliação dos objetivos atitudinais.
“Eu quero crer na paz do futuro,

"Eu quero ter um quintal sem muro
Quero meu filho pisando firme,
Cantando alto, sorrindo livre
“Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar”
(Roberto Carlos)

RECURSOS

Resolução de exercícios, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro-negro, apresentações multimídia em Power-point.

AVALIAÇÃO

Critérios:

O aluno será avaliado no domínio do conhecimento, raciocínio lógico-matemático, realização das atividades propostas, ordenação do pensamento e sua compreensão. Também pela assiduidade, comprometimento com as tarefas, pontualidade, participação efetiva durante as aulas e clareza no desenvolvimento das questões.

Instrumentos:

-Pequenos trabalhos realizados em duplas envolvendo os conteúdos trabalhados na data ou em aulas anteriores,
- Trabalho extraclasse de pesquisa relacionada a um tópico específico do programa da disciplina.
- Duas provas individuais.
Obs: Este plano de ensino está sujeito a modificações, de acordo com o desempenho da classe(ritmo de desenvolvimento das atividades) e número de aula.

Um comentário:

  1. " Obrigada pela dica de como montar um plano de DAC Matemática, pois é a primeira vez que eu leciono essa disciplina. Bjs!!"

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Volte sempre!