ANO 2010
E.E. “LAURO BARREIRA”
SÉRIE: 3º COLEGIAL - EJA
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
Nº AULAS SEMANAIS: 04
PROFESSORA :
VIVIANE
“ Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo”
OBJETIVOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
O aprendizado matemático é parte essencial na formação de cidadãos em sentido universal e não apenas no sentido profissionalizante. É um aprendizado útil à vida e ao trabalho. Dentro dessa linha de pensamento, o atual planejamento apresenta uma série de situações em que os conceitos matemáticos se transformam em instrumentos de compreensão, intervenção, mudança e previsão da realidade.
“E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...”
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
1º SEMESTRE
•Sistema cartesiano ortogonal;
•Figuras geométricas no plano cartesiano;
•Área de figuras planas;
•Álgebra nas figuras planas;
•Porcentagem;
•Regra de Três Simples;
•Porcentagem e Juros Simples;
•Sistemas de duas equações com uma incógnita;
•Unidades de Volume;
•Área do círculo e suas partes;
•Geometria espacial métrica: paralelepípedo, cilindro, cubo,prismas.
•Relações métricas no triângulo retângulo.
“E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...”
ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS DE ENSINO
A exploração inicial de cada conceito é feita por exemplos e questionamentos feitos pelo professor, seguindo com a formalização necessária e a realização de exercícios pertinentes..
Os alunos realizarão, em cada aula, uma atividade referente aos tópicos trabalhados anteriormente.
Em todas as aulas, faz-se correção dos trabalhos realizados na aula anterior, oportunidade na qual observa-se as dificuldades dos alunos e retoma-se os conceitos necessários.
A observação contínua dos alunos por parte do professor é realizada com vistas a verificar atitudes e procedimentos adotados durante o desenvolvimento do componente curricular e fornecem subsídios à avaliação dos objetivos atitudinais.
RECURSOS
Resolução de exercícios, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, livro didático).
“E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar”
“ Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...”
(Toquinho)
AVALIAÇÃO
Critérios:
O aluno será avaliado no domínio do conhecimento, raciocínio lógico-matemático, realização das atividades propostas,ordenação do pensamento e sua compreensão. Também pela assiduidade, comprometimento com as tarefas, pontualidade,
participação efetiva durante as aulas e clareza no desenvolvimento das questões.
Instrumentos:
-Pequenos trabalhos realizados em duplas envolvendo os conteúdos trabalhados na data ou em aulas anteriores,
- Trabalho extraclasse de pesquisa relacionada a um tópico específico do programa da disciplina.
- Duas provas individuais.
Obs: Este plano de ensino está sujeito a modificações, de acordo com o desempenho da classe(ritmo de desenvolvimento das atividades) e número de aulas.
viii
ResponderExcluir