domingo, 28 de fevereiro de 2010

PLANEJAMENTO ANUAL-MATEMÁTICA 3º COLEGIAL EJA

PLANEJAMENTO ANUAL

ANO 2010
E.E. “LAURO BARREIRA”
SÉRIE: 3º COLEGIAL - EJA
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
Nº AULAS SEMANAIS: 04
PROFESSORA :
VIVIANE

“ Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo”


OBJETIVOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

O aprendizado matemático é parte essencial na formação de cidadãos em sentido universal e não apenas no sentido profissionalizante. É um aprendizado útil à vida e ao trabalho. Dentro dessa linha de pensamento, o atual planejamento apresenta uma série de situações em que os conceitos matemáticos se transformam em instrumentos de compreensão, intervenção, mudança e previsão da realidade.
“E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...”

CONTEÚDOS CONCEITUAIS

1º SEMESTRE

•Sistema cartesiano ortogonal;

•Figuras geométricas no plano cartesiano;

•Área de figuras planas;

•Álgebra nas figuras planas;

•Porcentagem;

•Regra de Três Simples;

•Porcentagem e Juros Simples;

•Sistemas de duas equações com uma incógnita;

•Unidades de Volume;

•Área do círculo e suas partes;

•Geometria espacial métrica: paralelepípedo, cilindro, cubo,prismas.

•Relações métricas no triângulo retângulo.

“E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...”

ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS DE ENSINO

A exploração inicial de cada conceito é feita por exemplos e questionamentos feitos pelo professor, seguindo com a formalização necessária e a realização de exercícios pertinentes..
Os alunos realizarão, em cada aula, uma atividade referente aos tópicos trabalhados anteriormente.
Em todas as aulas, faz-se correção dos trabalhos realizados na aula anterior, oportunidade na qual observa-se as dificuldades dos alunos e retoma-se os conceitos necessários.
A observação contínua dos alunos por parte do professor é realizada com vistas a verificar atitudes e procedimentos adotados durante o desenvolvimento do componente curricular e fornecem subsídios à avaliação dos objetivos atitudinais.

RECURSOS

Resolução de exercícios, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, livro didático).

“E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar”



                                                                                                                                    “ Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...”
(Toquinho)

AVALIAÇÃO

Critérios:
O aluno será avaliado no domínio do conhecimento, raciocínio lógico-matemático, realização das atividades propostas,ordenação do pensamento e sua compreensão. Também pela assiduidade, comprometimento com as tarefas, pontualidade,
participação efetiva durante as aulas e clareza no desenvolvimento das questões.

Instrumentos:
-Pequenos trabalhos realizados em duplas envolvendo os conteúdos trabalhados na data ou em aulas anteriores,
- Trabalho extraclasse de pesquisa relacionada a um tópico específico do programa da disciplina.
- Duas provas individuais.
Obs: Este plano de ensino está sujeito a modificações, de acordo com o desempenho da classe(ritmo de desenvolvimento das atividades) e número de aulas.

Um comentário:

Obrigada por comentar!
Volte sempre!