domingo, 24 de abril de 2011

PLANEJAMENTO 7ª SÉRIE A


PLANEJAMENTO ANUAL 7ª SÉRIE
 "Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo..."

Objetivos

As atividades de matemáticas devem levar o aluno a:

• Ampliar o significado do numero natural pelo seu uso em situacões-problemas e pelo
reconhecimento de relações e regularidades.


Construir o significado do numero racional e de suas representações (fracionaria e decimal), a partir de seus diferentes usos no contexto social.

• Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal e estendendo-as para a representação dos números racionais na forma decimal.

• Resolver problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais econstruindo novos, em situações que envolvam números naturais e, em alguns casos,racionais.

• Ampliar os procedimentos de calculo — mental, escrito, exato, aproximado — peloconhecimento de regularidades dos fatos fundamentais, de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados.

• Demonstrar interesse para investigar, explorar e interpretar, em diferentes contextos do cotidiano e de outras áreas do conhecimento, os conceitos e procedimentos matemáticos abordados neste ciclo.






Conteúdos Retomados
Problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão;
M.M.C. – Mínimo Múltiplo Comum;

Números Racionais: Situações problemas

Números Racionais: As quatro operações envolvendo números racionais.


"Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva..."
CONTEÚDOS CONCEITUAIS.
 

1º Bimestre
Conjuntos numéricos
    

· Retomando os conjuntos dos números naturais, inteiros e racionais;

· Fração geratriz de uma dizima periódica;· Construindo o significado de numero irracional.

· Noção do Irracional

Números negativos

Representação;

Operações.

Álgebra

Uso de letras para representar um valor desconhecido.

Conceito de equação.

Resolução de equações.

Equações e problemas.


2º Bimestre
Potenciação

· Retomando o conceito de potencia e raiz;

· Propriedades das potencias:

Multiplicação de Potencias de Mesma Base;

 Divisão de   Potencias de Mesma Base;

· Potencia de Potencia;

 Produto de Potencias de Mesmo Expoente;

·Quociente de Potencias de Mesmo Expoente.


"Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu..."
3º Bimestre
Álgebra/EquaçõeS
Sistemas de equações e resoluções de problemas;

· Inequações do 1º grau;

· Produtos Notáveis;

· Fatoração algébrica.

4º Bimestre

Geometria e Medidas

Teoremas de Tales e Pitágoras;

Apresentação e Aplicações;

Área de polígonos;Volume do prisma.

Estratégias

A exploração inicial de cada conceito é feita por exemplos e questionamentos feitos pelo professor, seguindo com a formalização necessária e a realização de exercícios pertinentes.Paralelo ao uso da Apostila (Caderno do Aluno) o livro didático será utilizado tanto para a complementação de conceitos trabalhados em aula, como para agilizar a realização deexercícios necessários ao desenvolvimento da disciplina.Os alunos realizarão, em cada aula, uma atividade referente aos tópicos trabalhados anteriormente.
Em todas as aulas, faz-se correção dos trabalhos realizados na aula anterior, oportunidade na qual observa-se as dificuldades dos alunos e retoma-se os conceitos necessários.A observação contínua dos alunos por parte do professor é realizada com vistas a verificar atitudes e procedimentos adotados durante o desenvolvimento do componente curricular e fornecem subsídios à avaliação dos objetivos atitudinais.

"Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul"

Habilidades e Competências

O ensino de Matemática deve visar ao desenvolvimento

1- Do pensamento numérico, por meio da exploração de situações de aprendizagem que levem o aluno a:

a) Ampliar e construir novos significados para números.

b) Resolver situações - problemas envolvendo as diversas operações

c) Identificar, interpretar e utilizar diferentes representações numéricas, para o conteúdo apresentado.

d) Ampliar e construir novas estratégias para a resolução de diversos exercícios.

2- Do raciocínio estatístico por meio da exploração de situações – problemas que levem o aluno a calcular e interpretar problemas e tabelas.

a) Saber explorar a leitura de um texto para resolver cálculos.

b) Visualizar, interpretação para a construção de tabelas.

c) Visualizar, interpretação desenhos nos exercícios. 
    

3- Do pensamento geométrico, por meio da exploração de situações de aprendizagem que levem o aluno a:

a) Observação das figuras sob diferentes pontos de vista, construindo e interpretando suas representações.

b) Visualização, interpretação para a construção das figuras.

c) Criar figuras de diferentes formas, para obter diferentes cálculos.

"Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul..."
Recursos Didáticos
Caderno de Matemática da 6ª Série do Ensino Fundamental cedido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;
Complementação com outros materiais didáticos, referentes a cada conteúdo estudado.

Avaliação

Critérios:

O aluno será avaliado no domínio do conhecimento, raciocínio lógico-matemático, realização das atividades propostas, ordenação do pensamento e sua compreensão. Também pela assiduidade, comprometimento com as tarefas, pontualidade, participação efetiva durante as aulas e clareza no desenvolvimento das questões.

Instrumentos:    

-Pequenos trabalhos realizados em duplas envolvendo os conteúdos trabalhados na data ou em aulas anteriores,

- Trabalho extraclasse de pesquisa relacionada a um tópico específico do programa da disciplina.

- Duas provas individuais.A avaliação será feita de forma integrada, contínua e diversificada, visando os objetivos específicos de cada assunto, as interações dos alunos com os outros, as dificuldades de como organizar suas tarefas.Os instrumentos de avaliação estarão sendo aplicados de acordo com os objetivos propostos por conteúdos.

Recuperação

A recuperação será paralela e continua, através de dois ou mais instrumentos diferenciados.

Observação

O Plano de Ensino está sujeito a modificações, de acordo com o desempenho da classe (ritmo de desenvolvimento das atividades) e o número de aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Volte sempre!