quinta-feira, 14 de abril de 2011

PLANEJAMENTO 6ª SÉRIE





PLANEJAMENTO 6ª SÉRIE MATEMÁTICA
"Fica sempre, um pouco de perfume nas mãos que oferece rosas,
nas mãos que sabem ser generosas."

Objetivos

As atividades de matemáticas devem levar o aluno a:
- desenvolver a capacidade de raciocínio, de resolver problemas, de comunicação, bem como seu espírito crítico e sua criatividade;
-compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam a ele adquirir uma formação cientifica geral e avançar em estudos posteriores;
-aplicar seus conhecimentos matemáticos nas atividades cotidianas, na atividade tecnológica e na interpretação da ciência;
-estabelecer conexões e integração entre diferentes temas matemáticos e entre esses temas e outras áreas do currículo;
-usar e reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito;
-analisar e interpretar criticamente dados provenientes de problemas matemáticos, de outras áreas do conhecimento e do cotidiano;
-desenvolver atitudes positivas em relação à Matemática, como autonomia, confiança em relação às suas capacidades matemáticas, perseverança na resolução de problemas, gosto pela Matemática e pelo trabalho cooperativo;
-expressar-se em linguagem oral e escrita e de forma gráfica diante de situações matemáticas, em outras áreas do conhecimento e no cotidiano, valorizando a linguagem matemática na comunicação de idéias.

Conteúdos Retomados
  • Problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • M.M.C. – Mínimo Múltiplo Comum;
  • Números Racionais: Situações problemas
  • Números Racionais: As quatro operações envolvendo números racionais.

                                                                                                                       Dar ao próximo alegria, parece coisa tão
    singela,aos olhos de Deus porém,
    é das artes a mais bela."
     
CONTEÚDOS CONCEITUAIS.
1º Bimestre
Sistema de Numeração
  • Sistema de numeração na antiguidade;
  • Sistema posicional decimal;
Números negativos
  • Representação;
  • Operações.
Números negativos
Representação fracionaria e decimal;
  • Operações com decimais e frações (complementos). 
2º Bimestre
Geometria. 
  • Ângulos;
  • Polígonos;
  • Circunferência;
  • Simetrias;
  • Construções geométricas;
  • Poliedros;
3º Bimestre

Proporcionalidade

  • Variação de grandezas diretamente e inversamente proporcionais;
  • Conceito de razão;
  • Porcentagem;
  • Razões constantes na geometria: π
  • Construção de gráficos de setores;
  • Problemas envolvendo probabilidade.
4º Bimestre
Álgebra
  • Uso de letras para representar um valor desconhecido;
  • Conceito de equação;
  • Resolução de equações;
  • Equações e problemas.
Estratégias

A exploração inicial de cada conceito é feita por exemplos e questionamentos feitos pelo professor, seguindo com a
formalização necessária e a realização de exercícios pertinentes.
Paralelo ao uso da Apostila (Caderno do Aluno) o livro didático será utilizado tanto para a complementação de conceitos trabalhados em aula, como para agilizar a realização de
exercícios necessários ao desenvolvimento da disciplina.
Os alunos realizarão, em cada aula, uma atividade referente aos tópicos trabalhados anteriormente.
Em todas as aulas, faz-se correção dos trabalhos realizados na aula anterior, oportunidade na qual observa-se as dificuldades dos alunos e retoma-se os conceitos necessários.
A observação contínua dos alunos por parte do professor é realizada com vistas a verificar atitudes e procedimentos adotados
durante o desenvolvimento do componente curricular e fornecem subsídios à avaliação dos objetivos atitudinais. 

"Primavera, manhã tão clara, cada flor
Em seu momento devido brotará
Para que o Sol aqueça,
cada uma igualmente iluminar."
    
Habilidades e Competências 

O ensino de Matemática deve visar ao desenvolvimento 

1- Do pensamento numérico, por meio da exploração de situações de aprendizagem que levem o aluno a:
     a) Ampliar e construir novos significados para números.

    b) Resolver situações - problemas envolvendo as diversas operações
     c) Identificar, interpretar e utilizar diferentes representações numéricas, para o conteúdo apresentado.
  
   d) Ampliar e construir novas estratégias para a resolução de diversos exercícios.

2- Do raciocínio estatístico por meio da exploração de situações – problemas que levem o aluno a calcular e interpretar problemas e tabelas.
   a) Saber explorar a leitura de um texto para resolver cálculos.
     b) Visualizar, interpretação para a construção de tabelas. 

     c) Visualizar, interpretação desenhos nos exercícios. 
    

3- Do pensamento geométrico, por meio da exploração de situações de aprendizagem que levem o aluno a:

     a) Observação das figuras sob diferentes pontos de vista, construindo e interpretando suas representações. 

   b) Visualização, interpretação para a construção das figuras.
   c) Criar figuras de diferentes formas, para obter diferentes cálculos. 


"Não importa se seja graminha ou flor
violeta, roseira, seja o que for.
Seu papel não será menor para o Senhor
Que diferente nos fez, mas com igual valor."

Recursos Didáticos
  • Caderno de Matemática da 6ª Série do Ensino Fundamental cedido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;
  • Complementação com outros materiais didáticos, referentes a cada conteúdo estudado.  
Avaliação
Critérios:
O aluno será avaliado no domínio do conhecimento, raciocínio lógico-matemático, realização das atividades propostas,
ordenação do pensamento e sua compreensão. Também pela assiduidade, comprometimento com as tarefas, pontualidade,
participação efetiva durante as aulas e clareza no desenvolvimento das questões.
Instrumentos:    
-Pequenos trabalhos realizados em duplas envolvendo os conteúdos trabalhados na data ou em aulas anteriores,
- Trabalho extraclasse de pesquisa relacionada a um tópico específico do programa da disciplina.
- Duas provas individuais.
A avaliação será feita de forma integrada, contínua e diversificada, visando os objetivos específicos de cada assunto, as interações dos alunos com os outros, as dificuldades de como organizar suas tarefas.
Os instrumentos de avaliação estarão sendo aplicados de acordo com os objetivos propostos por conteúdos.
Recuperação

A recuperação será paralela e continua, através de dois ou mais instrumentos diferenciados.

Observação
O Plano de Ensino está sujeito a modificações, de acordo com o desempenho da classe (ritmo de desenvolvimento das atividades) e o número de aulas

Um comentário:

  1. viviane, gostaria de ser sua aluna. Suas aulas devem ser bem criativas e feitas com amor.
    Gostei das mensagens que você colocou. Deus está com você e que tudo haverá de mudar na sua vida para melhor.É só ter fé.
    Que você e sua família tenham uma noite abençoada por Deus.

    Beijos
    Dorli

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Volte sempre!