terça-feira, 23 de março de 2010

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA H1N1

A vacina contra o vírus Influenza H1N1 já está disponível para a Rede Pública de Saúde
Se você faz parte do grupo a ser vacinado, fique atento ao calendário e procure um posto de vacinação na data da convocação.Não esqueça de levar a sua caderneta de vacinação.Faça a sua parte contra a InFluenza H1n1.
A saúde pública brasileira tem um novo e grande desafio: vacinar contra a Influenza H1N1. Para superá-lo, contamos com nosso maior aliado – você, cidadão brasileiro.
Vamos vacinar a população com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Para isso, vamos convocar, por etapas, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas, população de 20 a 39 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas (veja lista no verso).

Se você faz parte de um dos grupos a ser vacinado, fique atento! Observe a data de convocação e compareça a um posto de vacinação.

Não esqueça que medidas simples de higiene, como lavar sempre as mãos, ajudam reduzir a transmissão da doença. O vírus da gripe pode estar em muitos lugares, só que você não vê.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PROFESSORA LEONOR P. MORAES COM OS ALUNOS DOS 3ºs COLEGIAIS D e C
Nesta charge os alunos representam o Oscar 2010: A doença do Ano




Oscar 2010: A doença do Ano (Bruna Santos, Luana Bragagnolo, Mateus Laureano e Vanessa Sossai)
Porco x Dengue (Leandro Pedro, Murilo Rafael)
La Peste Globalizada (Lincon Mazonetto, Diego Teixeira, Chádia Assalin, Monique Alves)

8 comentários:

  1. Oi Emesrson..
    Em primeiro lugar Obrigada pela visita..
    Li suas publicações a respeito da vacina e confesso que eu já tinha um pouco de receio, já que eu li uma reportagem onde a gripe de 1976 matou um soldado em Nova Jersy e o governo temendo uma epidemia, promoveu a vacinação de 40 milhões de pessoas, onde os efeitos colaterais mataram 25 pessoas, enquanto a gripe matou apenas uma, o soldado.
    Sou mãe de uma menininha com 6 aninhos e ela está fora da campanha de vacinação e eu estou pensando em procurar uma clínica particular para vaciná-la, mas ainda estou pensando.
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Viviane,

    A vacina não é perigosa. O que se diz por aí (e se escreve) é feito por pessoas que não sabem filtrar a informação e que não são da área da virologia. Muita coisa do que se diz é aldrabada.

    A vacina é, de facto, segura e existe há muitos anos. Já agora, morrer uma pessoa em 40 milhões de vacinas não é nada. Dá uma taxa de mortalidade de 0,000000025 contra a taxa de mortalidade do vírus que é umas 10 mil vezes maior.

    O Esqualeno é um adjuvante usado em algumas vacinas da gripe, nomeadamente da Novartis e da GSK. Contudo é usado desde 1997 e já foram administradas cerca e 45 milhões de doses com este componente. Se fosse letal como referem os hoaxes haveriam centenas de milhares ou até milhões de mortes. Este composto é encontrado em plantas, em óleo de peixe, em cosméticos, em suplementos nutricionais e até em humanos. O nosso fígado produz esqualeno que passa a circular no sangue. E agora? Estamos todos mortos? Parece-me que não.

    Os EUA não usaram esqualeno como adjuvante nas suas vacinas para esta última estirpe de gripe (A/H1N1/2009) enquanto a Europa usou. Segundo a CDC “The absence of significant vaccine-related adverse events following this number of doses suggests that squalene in vaccines has no significant risk.”. Isto com 22 milhões de doses administradas.

    Outra desinformação é que o esqualeno provoca doenças auto-imunes. Um estudo com esqualeno MF59 induziu, de facto, sintomas idênticos a lúpus em camudongos. Mas altas quantidades do mesmo produto não provocaram o mesmo efeito em humanos. Mito desfeito!

    Agora o thimerosal. É usado para evitar a contaminação da solução das vacinas por bactérias. O problema neste componente é o mercúrio que os hoaxes dizem ser letal. Contudo não há evidência de que a quantidade seja tóxica. Mais, o cação tem mais mercúrio do que a vacina.

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane, muito obrigado por ler as informacoes. Todos devem ter a opcao de se vacinar ou nao. O que nao pode acontecer eh que a midia e o governo mostrem apenas um lado da discussao.

    abraco
    Emerson

    ResponderExcluir
  4. Oi Professora, em primeiro lugar quero agradecer pela gentileza de ter postado nosso trabalho(La Peste Globalizada) sobre a influenza H1N1, que inclusive fui eu quem fiz com minhas próprias mãos, hehehe.
    E fiquei muito feliz em ter visto!!
    Ah, e segundo,adorei o seu blog, ta excelente.
    Bjoss professora!

    ResponderExcluir
  5. Olá Professora tudo bem???Obrigado por postar o Meu Trabalho...Abraços e Parabéns por este maravilhoso blog. Se todos os profissionais da Educação valorizassem o cada um faz...

    Abraços.
    Lincon Mazzonetto

    ResponderExcluir
  6. Diego e Lincon
    Fiquei muito feliz com a visita de vocês. Como vcs puderam ver eu estou sempre postando as atividades que meus alunos fazem, todos terão seus trabalhos postados aqui, será aos poucos, mas todos terão um espaço aqui no meu blog que é feito para VOCÊS e por VOCÊS.
    Bejos no coração!!!
    Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  7. Por nada Professora...para ter um blog neste nível é preciso muita dedicação e vontade de fazer tudo para ver o mundo cada dia Melhor e mais justo!!Parabéns de Coração!!!Beijos...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Volte sempre!