terça-feira, 16 de setembro de 2008

EXPERIÊNCIA BEBÊ-OVO

EXPERIÊNCIA REALIZADA EM SETEMBRO DE 2008
AULA DE CIÊNCIAS - 6ªSÉRIE C - PROFª VIVIANE
E.E."PROFª MARIA DE LOURDES NASCIMENTO GUERREIRO"


CUIDANDO DO NINHO


OBJETIVOS: Trabalhar com o grupo as questões relacionadas com a maternidade/paternidade precoce e com a responsabilidade de suas ações.
MATERIAL PEDIDO NA AULA ANTERIOR: Um ovo cru para cada aluno e canetas hidrográficas.


COMO FOI FEITO:


Dando continuidade a aula anterior "Balada na aula de Ciências" o que se pretende é fazer com que os alunos reflitam sobre uma das consequências da falta de prevenção e de cuidados em relação as nossas atitudes ocasionando então uma gravidez na adolescência.
Expliquei que o ovo simboliza um recém-nascido que será cuidado pelos alunos.
Em seguida fui marcando com caneta cada ovo com um símbolo para o masculino e outro símbolo para o feminino. Ainda fiz outra marca(um asterisco) que simbolizava um bebê com necessidade especial.
Ainda levei para aula alguns ovos a mais e entreguei para alguns alunos representando assim bebês gêmeos.

Foi hilário. Eles só ficaram sabendo o significado dos símbolos quando terminei de marcar todos os ovos, surgindo então a questão dos que queriam ter meninas e a professora marcou menino e a frustação inicial ao descobrir que seu "bebê-ovo" tinha necessidade especial. Houve também a recusa inicial dos que teriam bebês gêmeos.
Aos alunos com "bebes" com necessidades especiais, foi pedido uma pesquisa a respeito da necessidade, da qual deixei para eles escolherem.
Em seguida os alunos personalizaram seu bebê pintando um rosto. Teve até bercinho.





Estabelecemos o compromisso de levar o "bebê-ovo" a todos os lugares a que forem, pelo prazo de 15 dias, já que um bebê de verdade não pode ficar sozinho, a não ser que se tenha um adulto para cuidar, trazendo os bebês nas aulas de Ciências.
Os alunos fizeram um depoimento sobre as histórias ocorridas com o "bebê".




PONTOS PARA DISCUSSÃO:


-Como o "bebe-ovo" interferiu na vida diária de cada aluno?
Muito. Atrapalhava fazer as coisas e dava trabalho.(Uelinton, 12 anos)


-Quais sentimentos surgiram?
Amor, medo, dúvida(todos os alunos)

-Quais dificuldades apareceram durante o processo?


Quais aprendizados resultaram desta experiência?
Ter um filho não é brincadeira, cuidar dele é muito difícil, um bebê é muito frágil, então, tomar cuidado com o que vai fazer e pensar duas vezes antes nas consequências.(Larissa, 13 anos)


RESULTADO ESPERADO:


Vivênciar o sentimento de responsabilidade que envolve a maternidade e a paternidade precoce e o cuidado com os filhos.
Nesta experiência os alunos tem a oportunidade de colocar-se na situação de pais ou mães precoces.
***********************************####******************************************
EIS AQUI AS ALUNAS QUE CONSEGUIRAM CHEGAR AO 15ªDIA:







Parabénsssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!

Não deixar o ovo quebrar(Ana Paula, 13 anos)
-Como foram interpretada as quebras dos ovos?
A quebra de um ovo pode ser interpretada como se um bebê tivesse morrido, e se ele morre é porque a mãe não cuidou direito,(Larissa, 13 anos)

-Por que há pessoas sem filhos?
Porque não tem condições para cuidar ou porque não quer ter responsabilidade(Lucas Henrique, 13 anos)

5 comentários:

  1. eu estou fazendo a experiencia do bebe-ovo na minha escola E.E.Batista Renzi e achei muito legal, todos nós conseguimos chegar até o 15° dia, menos alguns...

    obrigado, e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leonardo!!!
    Que bom que vcs também fizeram essa experiência.
    Parabéns!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. eu tbm to fazendo isso na minha escola, mas não sei que nome colocar no meu ovo. então, tem alguma dica?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Volte sempre!